Publicado no Jornal O Amigo do Povo, nº13, Maio/Junho/Julho de 2025.
Antônio Galego.

O jovem grupo revolucionário Libertação Popular completa um ano de existência em maio de 2025. Para aqueles que estão de fora pode parecer pouco, mas certamente para todos os militantes que assumiram os desafios da nossa opção de luta e se lançaram à ação, em um momento adverso como o atual, foi um ano intenso, ainda mais se somamos os problemas de vida, tempo e condições de trabalho precárias.
Os debates internos e a prática diária do Grupo buscaram refletir os balanços que fizemos em vários âmbitos (político, teórico, estratégico e organizacional) a partir da experiência de luta nos últimos anos. Foi um ano para colocar as fundações, pilares ou vigas da obra. Formar um novo agrupamento para seguir os mesmos erros, arrotar soberba, dogmatismo e impaciência não foi a nossa opção. Ainda há muito o que fazer, na teoria e na prática.
Durante esse ano reorganizamos nossas frentes de massas (popular e sindical), realizamos diálogos importantes com grupos e camaradas de diferentes regiões do país, fizemos formações políticas, ingressamos novos membros, impulsionamos nossa agitação e propaganda junto aos povo e setores militantes através de cartazes, panfletos, comunicados e, especialmente, através do jornal O Amigo do Povo, hoje distribuído em todo Brasil.
Não nos arrogamos os detentores de uma “doutrina verdadeira” semi-religiosa, rejeitamos os dogmatismos de seita. Mas buscamos, sim, coerência e intransigência na defesa da nossa Classe e da Revolução. Essa é a nossa bússola. Defendemos uma linha classista e combativa para o movimento sindical e popular, a partir da ação direta, da independência de classe, do antigovernismo e do federalismo. Nosso objetivo final é a revolução brasileira, a construção do socialismo, do poder popular e do bem-estar para nossa gente. Nossa estratégia é ir ao povo e organizar os setores mais explorados para a guerra de classes contra o Estado e o Capital.
No meio de 2025 o Grupo Libertação Popular realizará uma importante Plenária Geral para debater e encaminhar os próximos passos da luta, para os próximos anos que virão! Avante! ■
Todo Poder ao Povo!
Construa o Grupo Libertação Popular!