Publicado no Jornal O Amigo do Povo, nº15, Novembro/Dezembro de 2025.

No dia 15 de outubro de 2025, Dia dos Professores, o Grupo Libertação Popular (GLP) e o Coletivo Trabalhadores em Luta (CTL) anunciaram o início da Campanha Nacional em Defesa dos Trabalhadores da Educação Contratados Temporariamente!
Cresce no Brasil a precarização do trabalho docente nas redes públicas e básicas de ensino, especialmente através de contratos temporários. A realidade hoje é que a maioria de professores das principais cidades brasileiras é de temporários precarizados.
As grandes centrais e confederações sindicais (CUT, CTB, CNTE) pouco fazem, seu tipo de sindicalismo é velho e ultrapassado para o novo mundo do trabalho, isso quando não são cúmplices diretos da precarização por seus compromissos governamentais. Mas os professores em contrato temporário, além de serem os mais explorados, tem demonstrado ser o setor mais avançado e radicalizado, que mais tem interesse em mudanças democráticas na organização sindical, e isso apesar de toda a perseguição dos governos, chefes, quando não das próprias burocracias sindicais.
A Campanha, portanto, tem o objetivo de mobilizar professores das redes básicas de ensino municipais, estaduais e distrital na luta contra a precarização. É uma campanha aberta à indivíduos, coletivos, oposições e sindicatos classistas que queiram botar a mão na massa e ir às bases, retomar a organização de base, a unidade classista e a ação direta como norteadores da nossa luta por direitos.
Faça parte dessa luta! Entre em contato pelo email (temporarioscontato@inventati.org) e entre no blog (proftemporarios.wordpress.com) pelo QR Code abaixo:







