Viva a greve nacional dos entregadores!

Matéria do Jornal O Amigo do Povo, nº4, Janeiro/Fevereiro/Março de 2023.

Por Antônio Galego.

Está sendo convocada para o dia 25 de janeiro, em todo o Brasil, uma nova greve nacional dos entregadores de aplicativos, mais um importante “Breque dos Apps”. A carta divulgada pela Aliança dos Entregadores de Aplicativos, organização formada por lideranças de SP, DF, RS e RJ, apresenta 4 reivindicações: Reajuste na taxa de entrega; fim da entrega dupla e tripla; volta do plano de bike para R$ 9,90; Apólice de seguro. A carta também critica a exploração sofrida pelos trabalhadores e afirma não se sentirem representados pelas centrais sindicais.

Desde a histórica greve nacional de 2020 (foto abaixo), no auge da pandemia, os entregadores emergiram como um setor militante e de vanguarda do proletariado. Naquele momento enfrentaram o autoritarismo das empresas e dos governos, mas também a apatia do “fique em casa” aderido pela esquerda lulista. Agora no governo federal, a mesma esquerda faz uma campanha difamatória contra a greve dia 25, diz que “é o jogo da direita” e outras mentiras. Não podemos dar espaço pra esse tipo de peleguismo!

É fundamental a solidariedade ativa da população, seja boicotando os aplicativos durante a greve, divulgando os motivos da luta, participando de manifestações e piquetes, etc. Os entregadores e outros setores da iniciativa privada sofrem uma verdadeira ditadura dos patrões, com demissões, assédio e ameaças, um motivo a mais para apoiar os valentes entregadores, e também para expalhar o exemplo de luta a outros setores.

Mais uma vez os entregadores mostram o caminho a seguir: a ação direta dos trabalhadores, independente dos governos, dos patrões e das burocracias sindicais. Dia 25 de janeiro será mais uma batalha da guerra justa contra a exploração, que os entregadores saiam vitoriosos! ■

OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER!

Esta entrada foi publicada em General. ligação permanente.