Despejo no Sol Nascente: “Se eles derrubarem 10 vezes, nós levantaremos 50!”

Pela segunda vez em 2023, moradores da batizada Vila Canaã no Sol Nascente Trecho I, sofrem despejo do governo de Ibaneis Rocha (MDB). A maior “favela” do país conta com inúmeras ocupações de trabalhadores sem teto, que por inúmeras vezes são despejados de seus lares, em sua grande maioria, em condições precárias de vida e humanidade.

A operação da política militar, do Batalhão de Operações Espaciais e da agência DF Legal iniciou às 9 horas da manhã de hoje (14). A presença de mulheres, mulheres de idade, crianças e homens, em sua maioria pretos, demonstram certo perfil dos moradores. Em sua maioria, trabalhadores da reciclagem, domésticas, desempregados e trabalhadores informais que há 6 anos lutam pela permanência de seus barracos de pé.

A resistência dos trabalhadores e moradores à ação injusta iniciou com uma pequena barricada em chamas, mas que logo foi desfeita pelos mandados de Ibaneis e da PMDF. Os moradores despejados cobram solução e indicam: não há para onde irem. Se derrubarem 10 vezes, eles voltarão 50.

O jornal O Amigo do Povo esteve na área acompanhando o conflito e nos solidarizamos com as famílias da Vila Canaã que ali vivem e sonham com um futuro melhor. Convocamos todos a divulgarem as injustiças praticadas pelo governo Ibaneis e pela PMDF nas periferias e favelass da capital federal.

VIVA A LUTA POR MORADIA DOS TRABALHADORES DO SOL NASCENTE!
O POVO QUER MORADIA, NÃO REPRESSÃO!

 

Esta entrada foi publicada em General. ligação permanente.