Desde o dia 07 de novembro de 2024, os catadores das cooperativas de Goiânia suspenderam a coleta seletiva em resposta à crescente precarização do serviço e à indiferença do poder público. Frente a uma crise que atinge diretamente o trabalho digno e a sobrevivência dos catadores, a ação direta dos trabalhadores surge como a única resposta possível aos crescentes ataques à categoria.
A luta e a organização dos catadores são as únicas ferramentas capazes de gerar força e resistência para enfrentar o descaso da “máfia do lixo”, que tenta monopolizar e lucrar com o descarte de materiais recicláveis, em detrimento das cooperativas e associações que, há mais de uma década, buscam o sustento de suas famílias com esse trabalho essencial para a cidade e para o meio ambiente.
Desde que o Consórcio Limpa Gyn assumiu a gestão da coleta seletiva em 08 de outubro, as cooperativas enfrentam uma realidade cada vez mais dura: materiais contaminados e de baixíssimo valor, caminhões compactadores que destroem os recicláveis, a perda de materiais valiosos como vidro e metais, e a redução drástica da quantidade de material encaminhado. Tudo isso torna praticamente inviável a continuidade do trabalho dos catadores. Em meio a essa crise, o governo e o consórcio privado ainda permitem que os caminhões de coleta compactadora descarreguem materiais misturados, sujos e sem valor comercial nas centrais de triagem, desrespeitando totalmente o trabalho dos catadores e colocando em risco a segurança física dos trabalhadores.
Diante desse cenário — sem materiais para triagem, sem segurança financeira e sem perspectivas de melhora — a paralisação é a primeira resposta necessária. Também é fundamental fortalecer a organização de base dos catadores em Goiás, representada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Goiás (MNCR-GO), que organizará, entre os dias 15 e 17 de novembro, uma plenária para formação de lideranças e avanço na organização e na luta dos catadores.
O Grupo de Libertação Popular vem apoiando e ajudando os catadores nessa grande tarefa de combater a máfia do lixo e avançar na organização dos trabalhadores marginalizados, convidando todos os lutadores do povo a apoiarem a luta dos catadores contra a máfia do lixo em Goiás e no Brasil!