Aniversário de 10 anos da Revolução em Rojava

Matéria do Jornal O Amigo do Povo, nº3, Setembro/Outubro/Novembro de 2022.

Por Antônio “Galego”.

No dia 19 de julho de 2012 a gloriosa Revolução em Rojava teve início. Rojava é uma região localizada no Norte e Leste da Síria, reivindicada pelos movimentos revolucionários do povo curdo como parte do Curdistão. O Curdistão é um território ancestral dos povos curdos hoje dominado pelos Estados da Turquia, Iraque, Irã e Síria.

Bem antes da estourar a revolução em 2012, os curdos da Síria já desenvolviam uma atuação revolucionária junto as massas populares da região. A ideologia que guia a luta em Rojava é o Confederalismo Democrático, que traz uma solução democrática para a realidade multiétnica e multireligiosa do Oriente Médio, com base na democracia popular, na libertação das mulheres e na ecologia, assim como na negação do Estado e do Capital.

Rojava é ameaçado pelos interesses de diferentes forças políticas e econômicas (regionais e internacionais) que almejam o controle desse território. Logo após a Revolução em Rojava, um grande sacrifício foi realizado para derrotar o Estado Islâmico. Hoje a Turquia ameaça oficialmente uma invasão de grande escala em Rojava, de profundidade de 30 km ao longo de toda fronteira, seguindo a ocupação colonial de cidades importantes como Afrin (2018).
Hoje, a revolução em Rojava tem enfrentado uma guerra de baixa intensidade, com uma variedade de táticas que incluem execuções extrajudiciais, apoio e o uso de grupos proxy, corte do suprimento de água e eletricidade, mudança demográfica e a guerra psicológica. Um exemplo são os 56 ataques com drones por parte da Turquia realizados desde o início de 2022 e que causaram a morte de 27 pessoas e feriram outras 74.

Saudamos e festejamos, desde o Brasil central, o aniversário de 10 anos da revolução social em Rojava! Reforçamos a nossa solidariedade classista e internacionalista à incansável luta do povo curdo, e convocamos os trabalhadores brasileiros a se informarem e se engajarem nas campanhas internacionais de solidariedade a essa importante experiência de construção de uma nova sociedade. ■

Esta entrada foi publicada em General. ligação permanente.