O movimento social-revolucionário de libertação do Curdistão, com a direção do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) e a consolidação dos territórios autônomos no norte da Síria (Rojava), tem enfrentado momentos decisivos de sua luta.
O momento atual é de acirramento da luta de classes em todo o território do povo curdo: na Síria, Iraque, Irã e Turquia, os conflitos sociais ou militares tem se aprofundado, ainda que com características e intensidades diferentes. O assassinato em plena Paris de três mártires curdos, e a resposta na forma dos protestos massivos e combativos, é uma consequência desse contexto geopolítico.
O principal inimigo da revolução é a Turquia, sob o governo colonialista de Erdogan, que tem realizado uma guerra suja contra Rojava, contra os revolucionários no Iraque e na própria Turquia, com o uso de armas químicas, ataque de infraestruturas civis e econômicas, etc. No Irã os revolucionários curdos também tem atuado decididamente junto à luta contra o governo fundamentalista e capitalista do Irã.
Nós do jornal O Amigo do Povo, um órgão anarquista e proletário recém criado no Brasil central, nos juntamos às milhares de vozes em todo mundo em solidariedade ao povo curdo, para dizer basta a guerra suja da Turquia contra os curdos!
No início de 2023 realizaremos a impressão e colagem de cartazes em solidariedade, junto com a divulgação da próxima edição do jornal. Todos que enviarmos os jornais também receberão um cartaz, e se quiserem mais cartazes é só avisar a quantidade pelo nosso email: oamigodopovo@inventati.org
[CARTAZ PNG COLOR] * [CARTAZ PDF COLOR]
[CARTAZ PNG P/B] * [CARTAZ PDF P/B]