EDITORIAL | Por um Movimento de Oposição Classista ao Governo Lula!

Editorial do Jornal O Amigo do Povo, nº6, Julho/Agosto/Setembro de 2023.

Antonio Galego

Esse primeiro semestre foi essencial para o PT reconquistar a confiança da burguesia. Medidas que beneficiam as frações da burguesia agrária, industrial e financeira foram tomadas rapidamente: incentivo fiscal para a indústria automobilística; o plano safra 2023/2024 é o maior investimento estatal no “agronegócio” da história (27% maior que 2022); inauguração da Ferrovia Norte-Sul e lançamento da Oeste-Leste, todas voltadas a exportação de grãos e minérios; o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária aprovados por todos os partidos da ordem.

A tese do Marco Temporal, maior ataque aos direitos indígenas, que não havia sido aprovado nos governos anteriores passou com facilidade sob o governo Lula graças aos votos da base governista da direita e extrema-direita. Os votos da esquerda e da “bancada do cocar” de nada adiantaram.

Mais que discursos ou leis, tais medidas anunciam o aumento da riqueza e do poder dos ricos. E quem vai sofrer? Os de sempre, os trabalhadores. Não é hora de perder tempo com bancadas parlamentares ou polêmicas morais. Chega de pequena política. É hora de opor ao projeto burguês em curso uma verdadeira resistência popular. ■

Esta entrada foi publicada em General. ligação permanente.