Matéria do Jornal O Amigo do Povo, nº7, Outubro/Novembro/Dezembro de 2023.
Aurora.
Não é de hoje que o transporte no DF causa dor de cabeça para o trabalhador: passagens caras, linhas insuficientes, ônibus precários, demora. Para quem mora no entorno, além das longas distâncias e do trânsito, ainda tem que lidar com o segundo aumento do preço das passagens só no ano de 2023.
Para quem vive em Planaltina (GO), por exemplo, precisa desembolsar nada mais, nada menos, que R$ 10,15 só para chegar na rodoviária do Plano Piloto! Isso tudo sem nenhuma expectativa de melhora e qualidade, tampouco de um aumento substantivo nos salários. Para um trabalhador que ganha um salário mínimo e vem diariamente ao plano, esse valor (que não inclui os trajetos internos em Brasília) já corresponde mensalmente mais de 30% do seu salário.
A máfia dos transportes não tem nenhuma intenção de melhorar a qualidade dos transportes. Quanto pior para nós trabalhadores, maiores seus lucros. Recebem milhões do governo que só engordam seus já fartos bolsos. Isso precisa acabar! Se o transporte é público, é um absurdo que a gente pague e ainda mais esse valor. Sendo assim, vamos lutar por transporte de qualidade e por tarifa zero. Não devemos pagar para trabalhar, para nos locomover. ■