Publicada no Jornal O Amigo do Povo, nº11, Novembro/Dezembro de 2024.
Jiren D.
Um importante passo para o fortalecimento da luta classista dos trabalhadores marginais em Goiás será dado com a realização da Plenária de Formação Militante do Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis de Goiás (MNCR-GO). Entre os dias 15 e 17 de novembro, em Goiânia, cerca de 30 catadores, representantes de mais de 10 cooperativas da região metropolitana e do interior do estado, se reunirão para dedicar-se à formação política, à reestruturação das bases orgânicas e, principalmente, à construção de uma jornada de lutas dos catadores no estado.
Esse encontro ocorre em um contexto desafiador para a categoria, que vem enfrentando ataques sistemáticos da chamada “Máfia do Lixo” em Goiás. A paralisação recorrente da coleta seletiva em cidades como Goiânia e Aparecida de Goiânia, além do fechamento abrupto de lixões no interior sem qualquer plano de transição para a coleta seletiva, tem deixado os catadores sem seu sustento básico. Em um cenário de crescente precarização, a plenária se propõe a ser um espaço de organização e fortalecimento para que os catadores possam resistir e avançar nas conquistas da classe.
A presença do Grupo Libertação Popular na plenária reforça o compromisso com a autonomia e combatividade dos trabalhadores. A iniciativa visa retomar a tradição histórica do movimento dos catadores, marcada pela luta direta e pela unidade de classe. Com uma formação baseada nos princípios da ação direta, da solidariedade de classe e da independência política, o MNCR-GO reafirma seu compromisso com a transformação social e com a construção de um movimento que resista aos interesses do capital e valorize o protagonismo dos catadores. ■