Publicado no Jornal O Amigo do Povo, nº13, Maio/Junho/Julho de 2025.
Aurora.

Entre os dias 28 e 29 de maio ocorrerá eleição para diretoria do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF), um importante momento de politização e uma oportunidade para debater com a categoria outras formas de luta. Para o pleito se inscreveram 3 chapas.
A chapa 1 “Mais lutas, mais conquistas” é liderada pela burocracia do PT e PCdoB, que comanda o sindicato há mais de 30 anos. Apesar do nome, acumula derrotas profundas para a categoria, perdas salariais, avanço da militarização, do controle da força de trabalho, aumento da carga de trabalho, da privatização da educação do Distrito Federal. É reconhecida por sua apatia para lutas, e por conduzir greves e lutas burocraticamente. Apesar disso se perpetuam no poder devido ao burocratismo arraigado, acordos de cúpula e suas práticas centralistas e anti-democráticas.
A chapa 2 (Alternativa, unificando as oposições), foi construída a partir da unificações de diversas oposições sindicais (Grupo Libertação Popular, Reviravolta, Unidos para Lutar, Unidade Popular e independentes). A Alternativa se propõe a não ser apenas uma nova gestão do sindicato, mas a reorientar as instâncias decisórias de modo a possibilitar uma maior participação e decisão da base. Ou seja, um dos principais objetivos da Alternativa é desburocratizar o Sinpro e construir vitórias através da luta direta e não de conchavos.
Já a chapa 3 é dirigida pelo Movimento de União dos Profissionais da Educação. O MUP, apesar de se colocar como um movimento de oposição e apartidário, é dirigido por dissidências do PT e PCO e entusiastas da CUT. A forma de organização do movimento que é centralista e personalista, não trazendo esperanças de grandes mudanças.
Nós do Jornal O Amigo do Povo acreditamos que é fundamental apoiarmos e incentivarmos os/as professores e professoras da educação pública do DF a votarem e apoiarem a chapa 2. Urge a necessidade de mudanças no Sinpro/DF, para varrer a pelegada! ■
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E LEIA O PROGRAMA DA CHAPA 2: ALTERNATIVA – UNIFICANDO OPOSIÇÕES
