
No último dia 8 de novembro foi realizado na comunidade do Bananal, no Sol Nascente o lançamento do Coletivo de Apoio aos Movimentos Populares. A atividade é fruto da mobilização do Grupo Libertação Popular na maior periferia do DF. O grupo realiza desde 2022 ações de propaganda através de campanhas contra o despejo e ações da PMDF e DF Legal no desalojo de famílias, além de campanhas contra a escala 6×1, contra a precarização na educação, entre outras.
A mobilização para a atividade iniciou com a panfletagem porta a porta e colagem de cartazes nas escolas das redondezas do Sol Nascente. Bem recebido pela comunidade, a atividade mobilizou cerca de 40 participantes, entre eles militantes do Grupo Libertação Popular, famílias do Movimento Resistência Popular (MRP) e moradores da comunidade do Bananal, além da participação da Igreja Evangélica Portal da Salvação, que cedeu o local para o evento.
Iniciando com um café da manhã comunitário, a atividade seguiu com apresentação do GLP, saudações de militantes e movimentos, apresentação sobre a questão da moradia e a proposta do Coletivo de Apoio lançado. A abertura para o debate com a comunidade revelou a necessidade dos moradores do Bananal em questão das dificuldades encontradas na permanência instável das famílias na ocupação que tem sido ameaçada por empreendimento do GDF e entes privados na região.
O Coletivo de Apoio colocou-se à disposição da comunidade e mostrou-se aberto ao ingresso de lutadoras e lutadores do povo que estejam comprometidos com a luta por melhores condições de vida e direitos. Para maiores informações acerca do coletivo, interesse de ingresso ou como cooperar com o GLP na luta popular, entre em contato via e-mail ou através das redes sociais. O documento com os princípios do coletivo estará disponível no site do jornal O Amigo do Povo (clique aqui).






