Nasce a Federação Autônoma de Trabalhadores/as da Educação (FATE)

Matéria do Jornal O Amigo do Povo, nº2, Junho/Julho/Agosto de 2022.

Por Érico.

Saudamos à FATE por sua fundação e pela auto-organização das categorias que a compõe. A organização ocorreu no início de 2022 durante a pandemia, no contexto de aprofundamento das desigualdades sociais, dos ataques à educação pública, da reforma trabalhista, e renovação curricular no Ensino Médio. A federação é filiada à FOB.

Com mais de 2,5 milhões de trabalhadores nas redes de ensino, professoras/es, secretários/as escolares e técnicos-administrativos, trabalhadores terceirizados da limpeza, vigilância, portaria, e serviços gerais no em todos os níveis de ensino no Brasil, não possuíam uma organização que reunisse de maneira ampla as categorias do ramo da educação.

A federação surge comprometida na construção de um projeto para a libertação da exploração econômica e da submissão das classes trabalhadoras. Defende os serviços públicos para servir às necessidades do povo, e se posiciona contrária à privatização, terceirização e a precarização dos serviços, incluindo os trabalhadores terceirizados ao quadro de trabalhadores do serviço público.

No que diz respeito a educação, a FATE se posiciona contrária aos desmontes, militarização e privatizações das universidades e instituições de ensino superior públicas, defende o livre acesso dos estudantes aos níveis de ensino. Por uma educação emancipatória, contra a criminalização e perseguição de trabalhadores e estudantes que se organizam em busca de melhores condições de trabalho e educação, contra as injustiças e violências. O surgimento da organização se mostra necessária frente a todos os ataques que o povo vem sofrendo, e a necessidade de organização para alcançar suas reivindicações.

Para mais informações: www.fate.lutafob.org

Avante a reconstrução do sindicalismo revolucionário!

Esta entrada foi publicada em General. ligação permanente.