No dia 10 de setembro ocorreu em Goiânia o primeiro debate promovido pelo jornal O Amigo do Povo. O tema “As Eleições e a posição Anarquista” foi debatido por 32 participantes de diferentes idades, ofícios, regiões e também de orientações políticas que não a anarquista.
A apresentação da perspectiva revolucionária de Bakunin sobre a política abriu a exposição da perspectiva anarquista. Em seguida, a leitura conjuntural serviu o parâmetro para analisar a relação das opressões e lutas atuais do povo no Brasil. O debate rico perdurou durante três horas seguidas na manhã de sábado, com a conclusão de que há a necessidade e anseio, não somente em Goiânia, mas no Brasil Central, em construir coletivamente uma organização anarquista. Nas grandes cidades e sobretudo no interior do país. O próximo governo, independente daquele que for eleito, se apresenta com planos para a política e classe burguesas. Nela o povo não está incluído, a não ser para ampliar a dominação política e acirrar a exploração econômica sobre ele.
Agradecemos a todos os presentes no debate, e esperamos fomentar os debates e sobretudo ações para o enfrentamento daqueles que nos oprimem e tentam nos cercar. A necessidade de nossa organização para a luta é sempre evidente para alcançar nossos objetivos históricos. Nos solidarizamos com as lutas que são travadas em todos os cantos desse país e do mundo.